O que é avaliação formativa? Entenda como aplicar e benefícios na educação

crianças escrevendo no quadro de giz em sala de aula, avaliação formativa

Nem todos os alunos se dão bem com os métodos tradicionais de avaliação educacional, com provas e testes padronizados. Pensando em olhar o estudante de maneira mais individual, a avaliação formativa traz uma estratégia diferente.

A ideia da avaliação formativa é mensurar o aprendizado do aluno durante todas as etapas do processo de ensino, não apenas no meio ou no final do período letivo.

Acompanhando de perto o aprendizado, objetiva-se traçar estratégias para reforçar pontos positivos e trabalhar nos pontos negativos de cada aluno.

Neste artigo explicaremos o que é e como funciona esse método de avaliação e seus benefícios na educação. Leia mais para aprender sobre o assunto. 

O que é avaliação formativa?

Como dito, a avaliação formativa é um modelo avaliativo contínuo, colaborativo e individualizado. Ela também é conhecida como avaliação processual ou contínua

Ela foge dos métodos avaliativos tradicionais ao colocar o aluno como protagonista no seu processo de aprendizado. 

Mais do que avaliar se o estudante aprendeu ou não o conteúdo ao fim de um período, a avaliação formativa possibilita ao professor detectar as dificuldades do aluno para que ela sejam tratadas individualmente durante esse percurso.

Para isso, são feitos testes e enquetes rápidos durante o processo de aprendizagem, com momentos para autoavaliação e feedback constante de ambas as partes.

Com essas informações, o professor pode usar várias estratégias para melhorar o ensino, como:

  • jogos de aprendizagem;
  • atividades manuais;
  • trabalhos de casa;
  • parágrafos de reflexão;
  • questões para debate;
  • gamificação;
  • ensaios de música.

Nesse modelo, não há a atribuição de notas, já que a intenção não é aprovar ou reprovar os alunos, mas sim, garantir o aprendizado.

Diferença entre outros tipos de avaliação

Conheça outros dois tipos de avaliação, que são diferentes da avaliação formativa:

Somativa

A avaliação somativa é um método mais tradicional, comumente utilizado nas escolas. Nela, o professor mensura o desempenho do aluno usando uma análise padronizada.

Esse método de avaliação inclui a realização de provas e a atribuição de notas. Caso o aluno não atinja a pontuação mínima, ele não passa para a próxima fase do aprendizado. 

Diagnóstica

Esse modelo é normalmente utilizado antes do início do ano letivo e serve para avaliar os conhecimentos prévios do aluno sobre um assunto antes que ele seja mostrado em aula.

O objetivo da avaliação diagnóstica não é atribuir notas, mas sim mensurar as bases de conhecimento de um aluno antes que novos conteúdos sejam passados. 

Papel do professor

Normalmente, o professor é uma espécie de transmissor de conteúdo, responsável por passar aos alunos o que precisa ser aprendido e avaliar se eles aprenderam ou não.

Na avaliação formativa, o professor tem a função de orientador e facilitador no processo de aprendizagem dos alunos. 

Ele também precisa de uma postura adaptativa, para alterar o método de ensino a partir das dificuldades da turma.

Na prática, ele precisa de criatividade para pensar atividades que envolvam uma participação ativa dos alunos e para elaborar diferentes métodos de ensino.

Quais os métodos de avaliação formativa?

Existem diversos métodos de avaliação formativa. Confira os principais:

Auto-avaliação

A auto-avaliação é uma etapa importante da avaliação formativa. É uma forma de dar autonomia para o aluno para que ele olhe para o próprio processo de aprendizagem.

Esse auto-diagnóstico é somado a uma avaliação feita pelo professor para que ele possa traçar um melhor plano de ação para os métodos de ensino. 

Seminário

Essa é uma importante metodologia para engajar o estudante no processo de aprendizagem

Ao apresentar e discutir um tema com a turma, o aluno pode compartilhar conhecimentos com os demais e aprender ensinando. 

Trabalho em grupo

O trabalho em grupo é uma estratégia para estimular o protagonismo e a autonomia dos estudantes.

Além disso, ensina os alunos a resolverem problemas e conciliarem opiniões opostas para chegarem a um trabalho final.

Como fazer?

A avaliação formativa tem dois momentos: diagnóstico e intervenção. Esse processo é realizado durante todo o ano letivo.

No momento de diagnóstico, o professor deve escolher um método (como seminário ou trabalho em grupo)  para avaliar o desempenho do aluno e identificar lacunas de aprendizado.

Então, é feito o momento de intervenção, em que são utilizadas estratégias diferentes para ensinar novamente o conteúdo que não havia sido aprendido previamente.

Em vez de corrigir provas, dar as notas e passar para o conteúdo seguinte, o professor retorna ao momento de ensino para tratar dos temas que não foram bem assimilados.

É importante salientar que nem todos os alunos vão se dar bem com apenas um método avaliativo; é possível mesclar os tipos de avaliação para cada objetivo de aprendizagem

Benefícios para o aprendizado

A fuga dos métodos tradicionais de avaliação pode ser muito positiva para os alunos, principalmente aqueles que possuem maiores dificuldades de aprendizado.

Alguns dos principais benefícios são:

  • Identificação de necessidades: o professor pode realizar intervenções direcionadas para trabalhar as dificuldades dos alunos.
  • Engajamento: o método torna a sala de aula um local mais participativo, onde os alunos podem buscar melhoria contínua.
  • Redução da ansiedade: muitos alunos não lidam bem com a ansiedade pré-provas e não conseguem demonstrar seus conhecimentos. Nesse método, não há esse problema.
  • Feedbacks constantes: o professor pode melhorar sua estratégia de ensino e os alunos aprendem melhor.
  • Redução de taxas de reprovação: pessoas com dificuldade de aprendizado, que seriam reprovadas, tem um tratamento individualizado para aprenderem.
  • Protagonismo e responsabilidade do aluno: colocar o estudante como responsável por aprender ensina a ele muito mais do que o conteúdo passado em aula.
  • Motivação dos alunos: os acertos e progressos são valorizados, o que torna os alunos mais engajados. 

A importância das avaliações

Os processos avaliativos dos estudantes permitem que eles mesmos, os professores, responsáveis e as instituições estejam cientes das conquistas, habilidades e do potencial de cada aluno.

E o uso de plataformas especializadas pode ser um excelente recurso e auxílio nesse processo!

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Foto do post: Reprodução/Freepik

Autor

  • Heloísa Vasconcelos

    Jornalista, escritora e pós-graduanda em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling. Escreve principalmente sobre Economia e é apaixonada por ouvir e contar histórias. Tem passagens por veículos como Estadão, O Povo e Diário do Nordeste.

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