Um mau capitão afunda qualquer barco, e é possível dizer o mesmo sobre as relações entre funcionário e patrão no ambiente corporativo.
Enquanto um bom líder guia a sua equipe em direção aos melhores resultados, quem não sabe liderar pode gerar retrabalho e acabar com o clima no escritório.
A boa notícia é que pode-se aprender a ser líder! Ao contrário do que muitos pensam, os melhores líderes não só nascem com essa aptidão, mas precisam estudar e muito para desenvolver habilidades técnicas e comportamentais.
É por isso que empresas preocupadas com bons resultados podem e devem investir em treinamentos de liderança, incluindo desde os profissionais mais iniciantes até os executivos C-Level 一 todos podem se beneficiar dos ensinamentos!
Várias empresas oferecem cursos de liderança voltados para o mundo corporativo, mas o próprio RH pode aplicar dinâmicas para desenvolver o time nesse sentido.
Neste artigo, trazemos alguns pontos essenciais para se tratar em um treinamento de liderança. Confira!
Como montar um treinamento de liderança?
Existe uma gama de temas que podem ser abordados durante um treinamento de liderança, mas a realidade de cada empresa pode guiar onde o treinador deve focar.
Muitas vezes, a necessidade de buscar um curso para os líderes vem de demandas claras por parte dos funcionários, mas é importante um momento de escuta antes de montar a estrutura do treinamento mesmo quando não existem queixas claras.
Os funcionários reclamam de microgerenciamento? Há problemas de relacionamento entre as equipes? Atrasos nas entregas? Tudo isso indica problemas que podem ser tratados.
Tendo isso claro, é importante reunir ebooks, guias, vídeos, webinars, palestras e workshops sobre o tema, tanto para a elaboração do curso como para disponibilização aos líderes.
A duração do treinamento pode variar de acordo com os recursos e as necessidades de cada empresa, mas é importante sempre fazer uma avaliação ao fim do curso para verificar se houve ou não uma melhora.
Com isso, é possível avaliar a necessidade de novos treinamentos ou de uma mudança de estratégia.
Que temas abordar?
Como foi dito, cada empresa é única, mas alguns temas não podem faltar nos melhores treinamentos de liderança. São eles:
Autoconhecimento e inteligência emocional
Começando do começo, um bom líder deve se conhecer para conseguir reconhecer os outros. É importante que a liderança consiga perceber seus pontos fortes e fracos para que possa trabalhar em cima deles.
Uma pessoa mais tímida, por exemplo, pode ter dificuldade em impor limites aos seus liderados e firmar suas escolhas.
De outra forma, uma pessoa mais organizada pode conseguir gerir melhor as entregas da equipe, enquanto alguém sem essa habilidade precisará criar estratégias para isso.
Também é importante que o líder aprenda a lidar com seus sentimentos e emoções, tanto para conseguir ter mais empatia com o time como para não sobrecarregar a equipe com questões pessoais.
Cultura
Mais que alguém que delega tarefas, o líder precisa ser um comunicador dos preceitos da empresa aos seus liderados. Um bom líder deve ser um verdadeiro guardião da cultura organizacional.
A cultura é comunicada no dia a dia nos momentos de interação com o time, na delegação de tarefas e definição de metas. Além dos feedbacks, que falaremos mais para frente!
É preciso que a liderança esteja alinhada à cultura da empresa desde o momento da contratação à decisão de desligar um funcionário.
Motivação
Sabemos que funcionários mais motivados geram melhores resultados; a questão é como motivar a equipe.
Esse é um dos maiores desafios do líder, que precisa lidar com pessoas diferentes em gênero, raça, religião e idade.
A chave é encontrar como cada funcionário trabalha melhor e dar a ele confiança e autonomia para fazer seu trabalho.
Outro ponto muito importante é a transparência com a equipe em relação a metas, resultados e decisões estratégicas. Um time que confia em seu líder é mais motivado e feliz.
Feedback
Não há como falar de liderança sem falar de feedback. Muito do que falamos de motivação e cultura está intrinsecamente ligado à abertura de dar e receber feedback.
A liderança deve se posicionar de uma forma que a equipe se sinta livre para falar sobre qualquer insatisfação ligada ao trabalho. E, da mesma forma, precisa dar feedbacks de forma firme.
O ideal é que esse tipo de conversa com os funcionários ocorra de forma individual, em reuniões 1:1, sempre que for preciso conversar sobre algum comportamento, entrega ou performance.
O líder precisa aprender a conseguir lidar de forma calma com possíveis reações negativas ao feedback, explicando os problemas com clareza e detalhes.
Delegação
Às vezes, o maior desafio para um líder é conseguir delegar 一 tanto para si, como para o time.
Um chefe que não delega bem pode acabar sobrecarregado e com uma equipe desmotivada. Um chefe que delega tudo pode ser visto de forma negativa pelos liderados, que se sentem fazendo todo o trabalho.
A depender do nível de gestão, o bom líder deve separar um tempo do seu expediente para tarefas delegadas a si. E, então, delegar o restante do trabalho de acordo com o nível de experiência de cada pessoa do time.
Algumas pessoas podem se sentir desconfortáveis ao “perder o controle” das entregas ao delegá-las. Pense: quanto maiores forem os desafios do time, mais ele cresce.
Gestão de resultados
O líder é responsável por gerenciar os resultados de sua equipe e tem o poder de comunicá-los às lideranças de nível superior.
Ao mesmo tempo, é ele quem recebe da diretoria as metas e precisa repassá-las à equipe.
É importante que seja adotado alguma metodologia de gestão de resultados para que o time se mantenha motivado e as metas sejam atingidas.
Gestão de conflitos
Por fim, o líder precisa aprender a gerir possíveis conflitos que ocorram entre a equipe, buscando soluções que sejam justas para todas as partes.
Nesse tipo de situação, a liderança precisa se colocar de forma imparcial, com foco nas pessoas e no negócio.
Além de agir no momento do conflito, o bom líder trabalha diariamente para melhorar o clima entre a equipe, reforçando o que falamos sobre cultura e motivação.
Quais os benefícios de um líder treinado?
É como falamos no início deste artigo: bons líderes fazem equipes mais felizes. Um chefe com inteligência emocional consegue motivar seu time.
Além da melhoria no clima da equipe, o treinamento de liderança ensina o líder a orientar melhor o time com foco nas metas e objetivos.
Algumas outras vantagens são:
- aumento da produtividade;
- retenção de talentos com a redução da taxa de rotatividade de colaboradores;
- foco na gestão e alcance de metas;
- melhoria de performance individual e coletiva.
Quanto custa um curso de treinamento de liderança?
No caso de empresas que preferem contratar o treinamento de forma terceirizada, existem vários cursos disponíveis no mercado.
Em outubro de 2024, os valores giram entre R$ 1.100 e R$ 3.000, dependendo da instituição, da carga horária e do conteúdo tratado no treinamento.
Confira algumas opções disponíveis:
- Líder 4.0: Liderança Humanizada – FEI: R$ 2.000,00
- A primeira liderança de pessoas – Bureau Veritas Brazil: R$ 2.189,00
- Programa de Desenvolvimento de Líderes e Gestores – MKF Soluções: R$ 2.997,00
- Curso Liderança no Chão de Fábrica – BCN Treinamentos: R$ 1.150,00
- Desenvolva sua Habilidade de Liderança – Sebrae Minas: R$ 1.280,00
Dicas de treinamento de liderança gratuitos
É possível fazer cursos de liderança online de forma gratuita. Separamos algumas das opções mais conhecidas do mercado:
- Curso de chefia e liderança – Prime Cursos
- Liderança e gestão de pessoas – Udemy
- Liderança e Gestão – Udemy
- Liderança na Era das Competências – FGV
- Liderança e Gestão para Iniciantes – Udemy
E agora, para se inspirar, que tal conhecer os 10 principais estilos de liderança? Leia o conteúdo em nosso blog e aprenda mais sobre o assunto!
Autor
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Jornalista, escritora e pós-graduanda em Jornalismo de Dados, Automação e Data Storytelling. Escreve principalmente sobre Economia e é apaixonada por ouvir e contar histórias. Tem passagens por veículos como Estadão, O Povo e Diário do Nordeste.