O que é a Problem Based Learning, como aplicar e quais as vantagens

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A metodologia de Problem Based Learning (PBL) tem se destacado como uma abordagem inovadora no campo da educação desde seu surgimento, nos anos 60.

Em vez de um ensino tradicional, o PBL propõe que os estudantes busquem soluções para problemas hipotéticos, desenvolvendo habilidades práticas e teóricas ao mesmo tempo.

Nesse texto, abordamos a definição de Problem Based Learning ou, em português, Aprendizagem Baseada em Problemas, e esclarecemos suas etapas e passos para aplicação. Confira!

O que é a metodologia de Problem Based Learning?

A Problem Based Learning (PBL), ou Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em português, é uma metodologia de ensino ativa que implica na oferta de situações práticas pelos educadores para os alunos.

Nesse cenário, os alunos podem aplicar seus conhecimentos, ferramentas e conceitos buscando soluções para o problema hipotético apresentado.

Essa metodologia é considerada uma das mais inovadoras atualmente, mas surgiu já há algumas décadas, em 1960, no Canadá, especificamente no curso de medicina da Universidade McMaster.

E ao longo do tempo, o método foi ganhando maior reconhecimento e nuances, melhorando o desempenho acadêmico e preparando os alunos para o futuro, especialmente com a aplicação de tecnologias atuais no processo.

Como aplicar?

A aplicação da ABP exige que os professores apresentem situações problemas aos alunos, sendo indicado que esses cenários sejam relacionados ao cotidiano dos estudantes.

Uma forma usual de organizar essa dinâmica é separar os estudantes em grupos de oito a dez participantes e atribuir dois papeis importantes dentro de cada equipe, a serem revezadas entre os participantes ao longo do processo. As funções são:

  • Coordenador: responsável por liderar o grupo durante a dinâmica, administrar tempo e tarefas, e estimular discussões.
  • Relator: incumbido de registrar as ideias, otimizar as discussões, manter o foco.

Para estabelecer os problemas a serem usados, não há uma fórmula única, mas um guia que pode auxiliar são os sete passos da Problem Based Learning.

Os 7 passos da metodologia

Para passar pelo processo da Aprendizagem Baseada em Problemas, os alunos precisam passar por 7 passos, sendo eles:

1. Entender o cenário e esclarecer dúvidas: os alunos são apresentados ao problema pelo professor e esclarecem qualquer dúvida inicial sobre a situação proposta.

2. Identificar o problema proposto: os grupos discutem entre si para identificar a questão central a ser resolvida.

3. Discutir e formular hipóteses: os estudantes debatem possíveis causas e soluções para o problema, formulando hipóteses baseadas em seus conhecimentos prévios e suas competências.

4. Resumir as hipóteses: o relator do grupo deve organizar e resumir a discussão, mantendo o grupo focado e alinhado.

5. Formular objetivos de aprendizado: os alunos determinam o que precisam aprender para resolver o cenário, criando objetivos claros e específicos.

6. Estudar com autonomia: cada estudante pesquisa individualmente ou em pequenos grupos para adquirir o conhecimento necessário para resolução do cenário.

7. Solução do problema: o grupo se reúne novamente para discutir suas descobertas e formular uma solução baseada no conhecimento adquirido.

As 3 etapas da Problem Based Learning

Os passos da metodologia podem ser resumidos nas 3 etapas da PBL. São elas:

1. Diagnóstico do problema: alunos analisam e compreendem a situação-problema, identificando claramente o que precisa ser resolvido. Isso envolve a discussão inicial, bem como a formulação de hipóteses.

2. Investigação e resolução: os alunos se envolvem em discussões em grupo e pesquisas autônomas para coletar informações e desenvolver uma compreensão profunda do problema. Eles investigam diferentes aspectos e possíveis soluções, comparando suas descobertas e ajustando suas hipóteses conforte necessário.

3. Apresentação de soluções: os grupos se reúnem para consolidar suas descobertas e apresentar suas resoluções. Essa etapa pode incluir apresentações formais, relatórios escritos, ou outras formas de exibição que demonstrem o entendimento e resolução do problema.

O papel do aluno na ABP

Como é possível perceber pela aplicação da metodologia, na Aprendizagem Baseada em Problemas, o estudante assume um papel ativo e central no ensino-aprendizagem, se tornando protagonista desse processo.

Entre suas responsabilidades nesse cenário, temos a autogestão, a colaboração, o pensamento crítico, a comunicação eficaz, a tomada de decisões, e a pesquisa e investigação.

Todas essas competências são estimuladas na aplicação da Problem Based Learning, sendo moldadas no ritmo e seguindo a motivação de cada aluno.

O papel do professor

Enquanto os alunos são os protagonistas na ABP, os docentes assumem um papel diferente do ensino tradicional.

Ao invés de ser o detentor e transmissor absoluto do conhecimento, os professores atuam como orientadores e facilitadores do processo de aprendizagem.

Entre suas principais responsabilidades nessa dinâmica, destacam-se:

  • Seleção e elaboração de problemas
  • Configuração de um ambiente colaborativo adequado
  • Orientação e acompanhamento
  • Estímulo ao pensamento crítico 
  • Avaliação da aprendizagem.

Tecnologias educacionais para PBL

O uso de plataformas educacionais podem potencializar a aplicação da Problem Based Learning, proporcionando ferramentas que facilitam a pesquisa, o registro, a colaboração e a apresentação de soluções.

Soluções digitais como fóruns, repositórios de recursos, plataformas de simulação, ferramentas de mensagem e vídeo-chamadas podem ser integradas ao processo, oferecendo um ambiente rico e dinâmico para os alunos explorarem os problemas propostos.

Além disso, o uso de ferramentas tecnológicas aproxima a simulação de problemas do mundo real, e coloca a disposição dos alunos facilitadores que ele encontra em seu dia a dia.

O objetivo da PBL

O principal objetivo da Aprendizagem Baseada em Problemas é promover um aprendizado profundo e significativo.

Ao enfrentar problemas complexos e realistas, os alunos desenvolvem habilidades críticas, analíticas, comunicacionais e resolvem problemas de forma coletiva com colegas, se baseando também em investigações autônomas.

Assim, a PBL busca preparar os estudantes para desafios reais, incentivando a aplicação de conhecimentos teóricos e técnicos em situações práticas e a aquisição de competências valiosas para seu futuro.

Qual a importância da Problem Based Learning?

A Aprendizagem Baseada em Problema traz várias vantagens para o processo de ensino-aprendizagem. Entre elas, temos:

  • Desenvolvimento de habilidades críticas
  • Estímulo à autonomia
  • Promoção do trabalho em equipe
  • Aplicação prática do conhecimento e conceitos
  • Desenvolvimento comunicacional e social
  • Adaptação às novas tecnologias.

Como podemos ver, a Problem Based Learning é uma abordagem inovadora que não só enriquece o processo educacional, mas também prepara os alunos para desafios do mundo real.

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Autor

  • Isadora Ferreira

    Mineira, jornalista e analista de conteúdo com 6+ anos de experiência em Educação, Tecnologia e Finanças. Apaixonada por criar histórias que conectam. Amante de literatura e idiomas, sempre buscando novas descobertas e conexões.

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