Ciclo PDCA: Descubra como funciona e como aplicar a metodologia na empresa

três mulheres trabalhando em um ambiente corporativo, pdca

A metodologia PDCA, também conhecida como Ciclo PDCA, é amplamente utilizada em diversas indústrias e setores devido à sua simplicidade e eficácia. 

Ela não apenas ajuda a resolver problemas, mas também otimiza processos, produtos e serviços, promovendo uma cultura de excelência e inovação dentro da empresa.

Neste artigo, exploramos as definições de PDCA, seus objetivos, e como aplicar na empresa, etapa por etapa. Confira!

O que é PDCA?

A sigla PDCA possui dois significados em inglês: Plan, Do, Check, Act, ou ainda, Plan, Do, Check, Adjust.

Já em bom português, temos os significados: Planejar, Fazer, Verificar, Agir, ou Planejar, Fazer, Verificar, Ajustar.

Trata-se de uma metodologia de gestão utilizada na solução de problemas e otimização constante de processos, produtos e serviços dentro da empresa.

Também conhecida como Ciclo PDCA, essa técnica aplica as etapas listadas na sigla de forma contínua, para garantir melhoras de forma continuada.

Objetivos do Ciclo do PDCA

Conforme introduzimos, o Ciclo PDCA tem como objetivo principal melhorar a gestão de processos. Assim, o método é aplicado para construir processos mais eficientes, simples, rápidos e com menor custo.

Como aplicar na empresa?

A inserção do PDCA na empresa envolve a aplicação dos oito passos da metodologia. São eles:

  1. Identificação do problema
  2. Análise do fenômeno
  3. Análise do processo
  4. Plano de ação
  5. Execução do plano de ação
  6. Checagem dos resultados
  7. Análise dos desvios e implementação de ações correitivas
  8. Padronização.

Esses passos estão reunidos nas quatro etapas da sigla: Planejar, Fazer, Verificar e Agir/Ajustar.

As etapas são cíclicas. Ou seja, o Ciclo PDCA é repetitivo e contínuo, permitindo que as empresas ajustem suas estratégias e processos de forma eficiente e sistemática.

Etapas do ciclo PDCA

Abaixo, explicamos cada uma das etapas do ciclo PDCA. Entenda:

Plan (Planejar)

O planejamento é a primeira etapa de aplicação. É nesse momento que devemos identificar o problema a ser resolvido ou a área que precisa ser aprimorada.

Além disso, é necessário elencar metas claras e mensuráveis a serem alcançadas durante o ciclo. E também formar um plano de ação, tendo como base as diretrizes e objetivos do setor e da empresa.

É importante ter em mente que todas essas ações devem se basear em dados e análises da situação atual. Conte com colaboradores de diferentes competências para entender o contexto e causas dos problemas a serem resolvidos.

Do (Fazer)

A fase de execução envolve colocar em prática o plano de ação definido na etapa anterior. É o momento de implementar as atividades planejadas, sempre seguindo as diretrizes estabelecidas, com o objetivo de cumprir as metas determinadas.

Durante essa fase, é essencial registrar todas as ações realizadas, coletar dados e monitorar o andamento das atividades para garantir que tudo esteja correndo como previsto.

Nesse sentido, também é importante que os colaboradores estejam bem informados sobre suas responsabilidades e tenham os recursos e apoio necessários para cumprir suas tarefas.

Check (Verificar)

Na etapa de verificação, os resultados obtidos durante a execução são analisados e comparados com as metas estabelecidas no planejamento.

Esse processo envolve a coleta e a análise de dados para avaliar o desempenho das ações implementadas. O objetivo é compreender se as metas foram alcançadas e, caso contrário, entender os motivos dos desvios.

É importante realizar acompanhamento próximo dos resultados, e discutir com os envolvidos em reuniões específicas para esse fim. Isso facilita a coleta de feedback, e a coleta dessas informações é essencial para a próxima fase do Ciclo.

Act (Agir) ou Adjust (Ajustar)

A última etapa do PDCA é Agir ou Ajustar. Aqui são tomadas as decisões sobre continuidade, ajuste ou alteração das ações implementadas, com base nos resultados coletados durante a etapa de Verificação.

Caso os resultados estejam dentro do esperado, o processo é padronizado e disseminado como uma prática padrão da empresa.

Mas, se forem identificados desvios, é necessário desenvolver e implementar ações corretivas. Esse também é o momento para revisar e ajustar o planejamento inicial, caso necessário.

Como surgiu o PDCA?

O Ciclo PDCA também é conhecido como Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart. Ele foi popularizado por William Edwards Deming, um dos pioneiros no campo da qualidade. No entanto, a origem do ciclo pode ser atribuída a Walter A. Shewhart, que foi mentor de Deming.

História do ciclo PDCA

O físico e engenheiro Walter Shewhart (1891-1967) trabalhou na Bell Telephone Laboratories na década de 1920. Ele desenvolveu o conceito de controle estatístico de processos e introduziu a ideia de ciclos de melhoria contínua.

Em 1939, o profissional publicou o livro “Statistical Method from the Viewpoint of Quality Control”. Na obra, Walter descreveu um ciclo de melhoria que envolvia especificação, produção e inspeção, que é considerado o precursor do Ciclo PDCA.

O estatístico William Deming (1900-1993) foi aluno de Shewhart e levou as ideias de seu mentor adiante. Ao longo dos anos, ele adaptou e popularizou o ciclo criado por Shewhart, transformando-o no que hoje, conhecemos como PDCA.

Por que aplicar a metodologia?

Aplicar o Ciclo PDCA na empresa garante uma série de benefícios que contribuem para a melhoria contínua dos processos e operações da organização.

Através da aplicação e sistematização do Ciclo, facilitamos a identificação de problemas, a implementação de soluções, e o monitoramento de resultados, promovendo um ambiente de trabalho mais organizado e produtivo.

Além disso, o PDCA incentiva a participação dos colaboradores, criando uma cultura de autonomia, responsabilidade e engajamento. De forma geral, essa metodologia aprimora diversos processos internos, inclusive pode ser aplicada em diversas áreas da empresa.

É possível usar o Ciclo PDCA para melhorar os processos de avaliação de desempenho dos colaboradores, por exemplo. Afinal, trata-se de um processo de extrema importância para contribuir com o crescimento e satisfação dos funcionários, além de melhorar a performance geral das equipes.

Para saber mais sobre como aplicar o PDCA nesse tipo de processo, leia nosso artigo completo sobre avaliação de desempenho

Foto do post: Reprodução/CoWomen/Unsplash

Authors

  • Isadora Ferreira

    Mineira, jornalista e analista de conteúdo com 6+ anos de experiência em Educação, Tecnologia e Finanças. Apaixonada por criar histórias que conectam. Amante de literatura e idiomas, sempre buscando novas descobertas e conexões.

  • Beatriz Kalil Othero

    Jornalista formada pela UFMG, se interessa por temas como educação, ciência, tecnologia, e sociedade. Participou de reportagens premiadas pelo Sebrae em 2023, pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

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