Mapear as competências das equipes e colaboradores é essencial para o sucesso organizacional. Essa prática é capaz de identificar habilidades e comportamentos-chave para o bom desempenho empresarial.
Afinal, esse tipo de processo não apenas avalia, mas também alinha as capacidades dos colaboradores com os objetivos estratégicos da empresa.
E com uma abordagem bem estruturada, essa ferramenta auxilia a organização dos times e potencializa o desenvolvimento individual e coletivo.
Saiba mais sobre como realizar o mapeamento de competências na sua empresa e quais as vantagens desse processo.
O que é o mapeamento de competências?
O mapeamento de competências é uma ferramenta de avaliação organizacional utilizada para identificar e analisar as habilidades comportamentais e técnicas dos colaboradores.
Com ele, podemos examinar os pontos fortes e de melhoria de cada profissional, facilitando a organização do time, identificando as habilidades desejáveis em cada função, e otimizando os processos de avaliações por competências.
Como fazer mapa de competências?
Não existe uma receita pronta para realizar um mapeamento por competências. Afinal, o processo de cada empresa é único e personalizado.
Entretanto, há alguns modelos básicos e passos obrigatórios em qualquer mapa de competências.
De forma geral, esse tipo de documentação deve examinar as competências essenciais esperadas para realizar as funções empresariais e as habilidades possuídas pelos colaboradores.
Modelo CHA
O CHA é um dos modelos de mapeamento por competências mais conhecidos. A sigla define três pilares a serem mapeados:
- Conhecimentos: as informações necessárias para executar uma função
- Habilidades: capacidades técnicas já presentes ou a serem desenvolvidas pelo colaborador
- Atitudes: comportamentos e ações diante de situações positivas ou negativas no trabalho e na vida.
Para examinar cada um desses aspectos de forma eficaz, é necessário cumprir alguns passos básicos. Veja abaixo!
1. Pesquise sobre o contexto e as competências da organização
O primeiro passo do mapeamento de competência é investigar o contexto organizacional, e as competências exigidas e existentes das funções a serem examinadas.
Com uma pesquisa documental, é possível estudar processos e projetos vigentes e anteriores, e assim, compreender melhor a atuação e as responsabilidades de cada colaborador.
Para aprofundar os conhecimentos, é interessante realizar também uma pesquisa objetiva entre gestores e colaboradores. A finalidade é que, através de um questionário, eles possam selecionar as competências que consideram mais importantes em sua performance ou em seu cotidiano.
Ademais, é importante observar atentamente o clima organizacional, e entender pelo convívio as atitudes de cada profissional no desempenho de sua função.
2. Analise os resultados
Com os resultados das pesquisas em mãos, é necessário separar um tempo para analisar os dados encontrados. Só assim, é possível montar um mapeamento completo e eficaz.
É importante relacionar as informações das pesquisas com o planejamento estratégico da empresa, uma vez que o mapeamento deve ser capaz de compreender as competências existentes, e aquelas que precisam ser desenvolvidas para que a empresa avance em seus objetivos.
3. Trace as competências necessárias
Chegou a hora de construir o mapa de competências.
Para isso, é necessário descrever e explicar todas as competências esperadas de um cargo: tanto as habilidades técnicas, quanto os comportamentos e atitudes.
Esse processo deve ser feito para cada uma das funções da empresa, inclusive nos cargos de gestão.
Para que serve esse tipo de mapeamento?
Esse mapeamento serve para identificar as competências que um colaborador deve possuir para desempenhar sua função da melhor maneira.
Além disso, a avaliação é fundamental para guiar todos os processos de gestão de recursos humanos, servindo de base para ações como:
- Qualificação e treinamentos
- Atração de talentos
- Avaliações de desempenho
- Desenvolvimento de talentos.
Vantagens
Conforme aprendemos, esse processo é de suma importância e utilidade para as organizações. Afinal, ele permite trabalhar as hard e soft skills de cada colaborador e também da gestão, além de possibilitar uma organização estratégica para diversas ações de gestão de pessoal.
Ademais, temos benefícios claros diretamente gerados pelo mapeamento de competências. Confira alguns:
- Maior facilidade no entendimento e comunicação entre empresas e colaboradores
- Promoção do alinhamento de expectativas entre as partes
- Execução de avaliações de desempenho mais claras
- Otimização e personalização dos treinamentos
- Promoção e estímulo do aprendizado contínuo
- Geração de dados que podem guiar decisões mais estratégicas e assertivas.
Sabendo da importância desse processo, é importante contar com ferramentas especializadas para organizar as avaliações da sua empresa. Para isso, você pode contar com a Fábrica de Provas e seus serviços corporativos. Dessa forma, você garante processos de avaliação mais rápidos, práticos e, claro, personalizados para as suas necessidades organizacionais.
Foto do post: Reprodução/Christina/Unsplash
Autor
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Mineira, jornalista e analista de conteúdo com 6+ anos de experiência em Educação, Tecnologia e Finanças. Apaixonada por criar histórias que conectam. Amante de literatura e idiomas, sempre buscando novas descobertas e conexões.