Sabemos que, ao recrutar e selecionar candidatos, não basta avaliar apenas as habilidades técnicas dos candidatos. Temos também que verificar suas competências comportamentais, e determinar se o perfil do profissional combina com a empresa.
Afinal, ao trazer um novo colaborador para o time, também estamos adicionando uma nova personalidade para empresa.
E justamente por isso, é tão importante garantir que o trabalhador tenha um fit cultural com a organização! Mas você sabe exatamente o que isso quer dizer?
Continue a leitura para descobrir o que é fit cultural, como avaliar, e a importância de incluir esse tipo de teste durante a seleção de novos colaboradores.
O que é?
Consideramos como fit cultural a compatibilidade entre valores, comportamentos e visão de um candidato e a cultura da empresa.
Ele garante que o colaborador não só possui as competências técnicas necessárias, mas também se alinha aos princípios e as formas de trabalhar da empresa.
Quando há esse alinhamento, maiores são as do colaborador considerar a organização como um ambiente de trabalho harmônico e produtivo.
Por exemplo, se uma empresa valoriza a colaboração e o trabalho em equipe, é fundamental que o candidato tenha essas características enraizadas em sua forma de trabalhar. Caso contrário, a adaptação pode ser desafiadora para ambas as partes.
Como identificar o fit cultural?
Para identificar o fit cultural, é importante fazer uma análise detalhada da cultura organizacional da empresa.
Isso inclui entender claramente quais são os valores, normas e comportamentos que fazem parte do dia a dia da organização.
A partir daí, você pode criar perguntas e dinâmicas que ajudem a perceber se o candidato compartilha desses mesmos princípios.
Uma maneira prática de fazer isso é por meio de perguntas que explorem as experiências anteriores do candidato e como ele se comportou em situações que refletem a cultura da sua empresa.
Por exemplo, “Como você lida com conflitos em uma equipe?” ou “Fale sobre uma vez em que você teve que se adaptar rapidamente a uma mudança no trabalho.“
Como comunicar a cultura da empresa?
Outro ponto essencial é comunicar de forma clara e honesta a cultura da empresa durante o processo de recrutamento e seleção.
Não adianta esperar que o candidato “adivinhe” como as coisas funcionam na empresa, é preciso fazer esse alinhamento!
Durante as entrevistas, fale sobre o que é valorizado no ambiente de trabalho, quais são as expectativas e até mesmo desafios que ele poderá encontrar ao se juntar ao time.
Quanto mais transparente você for, maior a chance de atrair pessoas que se identifiquem com o que a empresa representa!
Esse alinhamento também auxilia a descartar candidatos que não se identificam com a empresa, ou que possuem outros objetivos pessoais e profissionais, diferentes da oportunidade oferecida.
Como avaliar o fit cultural dos candidatos?
A avaliação do fit cultural deve ser feita de forma sistemática e objetiva.
Isso pode ser alcançado por meio de entrevistas sobre o comportamento profissional, testes de personalidade e dinâmicas de grupo.
Além disso, é importante contar com a participação de diferentes membros da equipe durante o processo de seleção.
Assim, você garante uma visão mais completa do candidato e evita possíveis vieses.
Que perguntas fazer ao candidato?
Além das opções que citamos anteriormente, outras perguntas que podem ajudar a identificar o fit cultural de um candidato são:
- Como você prefere receber feedback?
- Você se considera uma pessoa mais competitiva ou colaborativa?
- Qual foi a cultura de trabalho onde você mais se sentiu à vontade?
- Como você define um bom ambiente de trabalho?
Essas perguntas podem revelar aspectos importantes da personalidade do candidato e sua adequação à empresa.
Qual a importância dessa avaliação para empresa?
A análise de fit cultural é fundamental para garantir que o novo colaborador não apenas se encaixe tecnicamente, mas também contribua para a harmonia e crescimento da equipe.
Quando um profissional se alinha aos valores e cultura da empresa, ele tende a se sentir mais motivado, satisfeito e engajado.
Isso, por sua vez, impacta diretamente na sua produtividade e no relacionamento com os demais colegas de trabalho.
Contratar com base no fit cultural também ajuda a evitar problemas futuros, como a insatisfação do colaborador ou até mesmo uma alta rotatividade de funcionários, o que pode ser custoso e desgastante para a organização.
Qual ferramenta utilizar?
Para otimizar o processo de avaliação de candidatos e garantir uma seleção mais assertiva, recomendamos as soluções corporativas da Fábrica de Provas.
A plataforma é ideal para processos seletivos, permitindo a gestão e criação de testes e provas que avaliam tanto as competências dos candidatos.
Com a Fábrica de Provas, você pode criar avaliações personalizadas que refletem a cultura da sua empresa, aprimorando a experiência do candidato e garantindo uma análise detalhada das suas compatibilidades com a organização.
Além disso, a plataforma oferece relatórios avançados que facilitam a tomada de decisões, auxiliando na escolha dos profissionais mais alinhados com os valores e objetivos da empresa.
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Foto do post: Reprodução/aleksandarlittlewolf/Freepik
Autor
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Mineira, jornalista e analista de conteúdo com 6+ anos de experiência em Educação, Tecnologia e Finanças. Apaixonada por criar histórias que conectam. Amante de literatura e idiomas, sempre buscando novas descobertas e conexões.