O MEC e o Inep divulgaram, na última quarta-feira (9), os resultados da primeira etapa do Censo Escolar 2024. Os dados contém informações sobre todas as escolas, professores, gestores e turmas, e características dos alunos da educação básica brasileira.
Neste conteúdo especial, você confere os principais dados coletados no Censo Escolar 2024, além das perspectivas para a área educacional no país. Confira!
Censo Escolar 2024: Matrículas em escolas
De acordo com os dados, o Brasil registrou 47,1 milhões de alunos, matriculados em 179,3 mil escolas. Em relação a 2023, a queda de matrículas foi de 0,5%. Enquanto a rede pública teve 310 mil matrículas a menos, a rede privada cresceu 1% desde o ano anterior.
“A pequena variação nas matrículas não é, necessariamente, um problema, desde que essa queda esteja nos limites das cortes das diferentes etapas. Pode haver redução, dada a dinâmica demográfica brasileira”, informou Carlos Eduardo Moreno Sampaio, diretor de Estatísticas Educacionais (DEED) do Inep, durante a coletiva de imprensa de apresentação dos resultados.
Atualmente, existem cerca de 2,4 milhões de professores na educação básica brasileira; já os diretores somam 163.987. A maioria dos profissionais desse cargo possui formação superior (91,5%), e as mulheres também representam a maioria entre os diretores, com 80,6% do total.
Educação infantil
Confira os principais dados do Censo Escolar 2024 sobre a educação infantil no Brasil.
Creche
- 78,1 mil creches em funcionamento. Entre 2021 e 2024, as redes privada e pública cresceram 36,2% 16,8% nessa modalidade de instituição
- 33,1% dos alunos das creches correspondem à rede privada. Esse é o maior índice da rede privada entre todas as fases da educação básica
- 52,8% desses alunos estão em instituições conveniadas com o poder público
- 99,8% dos alunos das creches públicas estão em escolas municipais.
Pré-escola
- 22,1% dos alunos da pré-escola estão na rede privada
- Mais de 197 mil dos alunos da rede privada estão em instituições conveniadas com o poder público.
Ensino fundamental
A grande parte dos estudantes da educação básica brasileira estão matriculados no ensino fundamental, com 26 milhões de alunos. Entenda os principais números dessa etapa:
- 120,9 mil escolas (67,5%) no Brasil oferecem no mínimo uma das duas fases, sendo que:
- 103,1 mil recebem alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano)
- 61,7 mil recebem alunos dos anos finais (6º ao 9º ano)
- Anos iniciais:
- A rede municipal abriga o maior número de matrículas, com 69,7%
- 19,6% dos alunos estão na rede privada
- Anos finais:
- A rede pública como um todo possui 9,5 milhões de alunos (83%)
- A rede privada conta com 2 milhões de alunos (17%)
O número de matrículas nos anos finais teve uma queda de 1,5% em comparação com 2023.
Ensino médio
Confira alguns dados importantes sobre a etapa:
- A grande maioria (94,5%) dos alunos está em escolas urbanas
- Cerca de 42,2% das escolas com ensino médio atendem mais de 500 alunos
Em 2024, no total, foram 7,8 milhões de matrículas no ensino médio, registrando um aumento de 1,5% em relação ao ano anterior. A maioria deles está na rede estadual, com 6,5 milhões.
Ainda segundo o censo, 82,5% dos alunos de ensino médio fazem aulas no turno diurno, e 17,5% estudam no noturno.
Ensino de Jovens e Adultos (EJA)
As matrículas no EJA estão em queda desde o ano de 2018. Em 2024, a modalidade reunia 2,4 milhões de alunos, sendo que 2,2 milhões estão na rede pública e 200 mil, na privada.
Muitos estudantes do EJA recorrem ao Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), uma prova aplicada pelo Inep com o intuito de permitir que jovens e adultos obtenham a certificação do ensino fundamental e médio.
Assim, o exame é destinado para pessoas que não tiveram oportunidades de concluir seus estudos na idade esperada.
Como otimizar a gestão em minha instituição de ensino?
Diante de tantos insights importantes que podem surgir após pesquisas amplas como o Censo Escolar, é crucial que as escolas estejam atentas às tendências educacionais para os próximos anos, buscando fornecer uma educação mais inclusiva, acessível e transformadora para todos.
Pensando nas inovações, que tal garantir abordagens alinhadas com a atualidade e modernizar a sua instituição de ensino?
Conheça os serviços da Fábrica de Provas: a plataforma concede suporte completo para criação e gestão de avaliações, produção de itens personalizados, recursos de segurança e muito mais! Entre em contato com nossos especialistas e solicite um orçamento sem compromisso.
Foto do post: Luis Fortes/MEC
Autor
-
Jornalista formada pela UFMG, se interessa por temas como educação, ciência, tecnologia, e sociedade. Participou de reportagens premiadas pelo Sebrae em 2023, pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.