Se você é um educador ou coordenador pedagógico, provavelmente já percebeu que a gestão de provas é um desafio recorrente em muitas instituições de ensino. O processo tradicional é moroso e propenso a erros, pois envolve desde a elaboração de questões e correção individual, até a análise dos resultados.
Além disso, o educador precisa pensar sobre a aplicação da prova, como evitar as fraudes e como produzir uma enorme quantidade de variações da mesma prova para diferentes turmas e alunos.
Com o avanço da tecnologia, soluções inovadoras têm surgido para transformar essa realidade. Agora, é possível ganhar eficiência, segurança e praticidade na aplicação de provas em escolas e universidades.
Neste cenário, profissionais da educação podem contar com um sistema automatizado de gestão de provas. O objetivo é simplificar a criação e a administração dos exames, trazer mais segurança para a aplicação das provas e promover a avaliação mais precisa e detalhada dos alunos.
Interessou-se? Ao longo deste artigo, discutiremos como a implementação da gestão de provas pode beneficiar as instituições de ensino, passando pela economia de tempo e recursos até a melhoria da qualidade das avaliações educacionais. Também passaremos pelas principais vantagens da gestão de provas para professores e alunos. Continue a leitura!
O que é gestão de provas?
A gestão de provas é um método que combina as diversas etapas da elaboração, aplicação e correção de provas por meio da tecnologia. O propósito é ajudar educadores na avaliação dos estudantes de forma simplificada e automatizada.
Por meio de ferramentas tecnológicas, é possível:
- Definir o formato das provas, selecionando o conteúdo que deve ser avaliado;
- Acessar um banco de questões que pode ser revisado pelos profissionais da instituição;
- Administrar e supervisionar a aplicação das provas para evitar fraudes e proporcionar condições igualitárias aos alunos;
- Revisar e corrigir os exames de forma automatizada, o que evita erros e agiliza o processo de correção através dos padrões de resposta;
- Analisar resultados e gerar relatórios de desempenho, que podem servir para a identificação de lacunas no aprendizado e para a personalização das metodologias de ensino, pensando nas necessidades de cada estudante e turma.
Portanto, a gestão de provas serve como um facilitador na administração educacional. Por meio do software, as instituições têm acesso à elaboração e correção de provas em larga escala, modernizando e agilizando o processo.
Além disso, como vimos, a gestão de provas traz a possibilidade de análise de dados para fundamentar as escolhas pedagógicas e identificar pontos fortes e fracos em cada disciplina.
Como funciona um sistema de gestão de provas?
Um sistema de gestão de provas otimiza todas as etapas do processo de avaliação. A seguir, vamos explorar cada parte do processo e descobrir como a tecnologia pode ajudar sua instituição de ensino. Confira!
Elaboração de provas online e presenciais
Sabemos que a elaboração de provas é uma tarefa importante e que demanda tempo. Muitas vezes, o educador se vê sobrecarregado com o período de avaliações e encontra dificuldades para redigir modelos e questões do zero.
Por meio de um sistema, é possível criar e agendar avaliações de maneira flexível, tanto para provas online, quanto para exames presenciais. Além disso, algumas plataformas permitem a personalização das provas para adaptá-las às necessidades de cada estudante.
Correção de questões objetivas
Após a elaboração e aplicação das provas, chega a etapa de corrigir as questões objetivas. Ainda que este seja um modelo de questão mais prático para corrigir, esse processo é demorado e suscetível a erros humanos quando feito manualmente, sobretudo quando o volume de provas é alto.
Por essa razão, a automatização das correções de questões objetivas pode transformar o processo em sua instituição. No mercado, existem soluções capazes de ler gabaritos de modo dinâmico e preciso, o que garante mais eficiência e precisão para as correções das avaliações.
Correção de redação
Além das questões objetivas, é necessário avaliar a capacidade de escrita dos estudantes por meio de redações. O grande desafio aqui é conseguir realizar a leitura e correção de todo o volume de textos produzidos, com eficiências e rapidez.
Para tanto, um sistema de gestão de provas é a solução ideal. Com ele, a correção se torna mais ágil e você ainda garante um padrão de qualidade, por meio da personalização das grades de correção.
Segurança na aplicação dos exames
Principalmente nas provas online, é preciso se preocupar também com a segurança para evitar fraudes. Para isso, você pode contar com outra funcionalidade encontrada nas ferramentas de gestão de provas – o reconhecimento facial, que garante a identidade dos alunos por meio da autenticação biométrica.
Algumas plataformas de avaliação possuem o sistema de proctoring com gravação de vídeo e áudio, que monitora os avaliados de modo contínuo, e capturas de tela, que registram as ações do candidato no computador. Além disso, em sistemas mais modernos, é possível até mesmo monitorar os movimentos oculares dos estudantes, para detectar atividades suspeitas por meio do comportamento visual.
Quais os benefícios da gestão de provas?
Nesse momento, você já sabe o que é a gestão de provas e como funciona um sistema de gestão, então vamos entender melhor quais são os principais benefícios para profissionais e estudantes?
1. Feedback para estudantes
A gestão de provas permite que os avaliados recebam feedbacks construídos a partir da identificação de pontos fracos e fortes, o que melhora seu desempenho acadêmico.
Além disso, pela automatização do processo, as correções acontecem de maneira mais rápida, ou seja, o tempo entre a realização da prova e o retorno do desempenho é reduzido, o que diminui a espera e a ansiedade do avaliado pelo resultado da prova.
2. Relatórios para educadores
Além dos feedbacks para estudantes, os profissionais da educação também contam com relatórios que fornecem informações e estatísticas valiosas.
Para professores, os relatórios servem como guia para elaboração de estratégias pedagógicas mais direcionadas às necessidades dos estudantes. Já para gestores, as informações garantem decisões acertadas e baseadas em dados.
3. Eficiência operacional
Como vimos, um sistema de gestão de provas atua em todas as etapas da avaliação, conferindo maior agilidade para o processo. Isso gera grande economia de tempo e ocasiona maior eficiência operacional para a instituição, pois diminui a carga e o tempo de trabalho dos profissionais envolvidos.
4. Confiabilidade para as avaliações
Sabemos que erros humanos são comuns quando as correções acontecem de forma manual. Por isso, a automatização dessa atividade traz maior confiabilidade e precisão, pois minimiza as chances de erro.
5. Integridade no processo
Conforme apresentado, algumas ferramentas possuem funcionalidades avançadas que visam a prevenção de fraudes durante as avaliações. Isso assegura a integridade do processo e certifica que os dados de desempenho sejam apurados de maneira precisa.
Agora que você já sabe o que é, como funciona e quais os principais benefícios da gestão de provas para alunos e professores, que tal conhecer a Fábrica de Provas? As soluções educacionais da plataforma englobam gestão, criação e aplicação de provas online e impressas, simulados com TRI (Teoria de Resposta ao Item) e correção detalhada de redações, por exemplo. Aproveite para solicitar um orçamento agora!
Foto do post: Reprodução/Scott Graham/Unsplash
Autor
-
Gabrielle Dias trabalha como Analista de Marketing e é especialista em Educação, Tecnologia e Inteligência Artificial.