Você conhece a ENS? Fundada há mais de cinco décadas, a Escola Nacional de Seguros promove diversos programas educacionais, buscando desenvolver profissionais capacitados em múltiplas áreas relacionadas ao ramo dos seguros.
Além disso, a entidade também apoia e publica pesquisas técnicas e organiza seminários e eventos. Então, diante da vasta gama de atuação e da alta credibilidade na formação de profissionais de seguros, a ENS encontrou a necessidade de se modernizar ainda mais nos últimos anos.
Durante esse planejamento, surgiu um desafio: como certificar e habilitar cada vez mais pessoas, de maneira segura, eficiente e escalável? Esse processo poderia ser feito de maneira remota, buscando atingir um público ainda maior?
Hoje, vamos entender como a ENS garantiu a aplicação segura de mais de 200 mil avaliações e certificações on-line para o Exame Nacional de Habilitação de Corretores de Seguros, em parceria com a Fábrica de Provas.
A ENS
Desde 1971, a ENS (Escola Nacional de Seguros) contribui ativamente com o desenvolvimento da indústria dos seguros.
Atualmente, a entidade é responsável pelo Exame Nacional de Habilitação de Corretores de Seguros. Ele é feito com autorização da Susep (Superintendência de Seguros Privados), uma autarquia da Administração Pública Federal brasileira, responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros no Brasil.
Quando a ENS procurou a Fábrica de Provas para uma parceria, foram compartilhados diversos desafios e premissas que envolviam o projeto para atender tanto a frente de ensino técnico e superior da instituição, quanto a de certificações. Vamos conhecer esses principais pontos.
Desafios iniciais
- Criar uma estrutura de sistema de provas com banco de questões inteligente;
- Possibilitar a aplicação de avaliações de forma remota, já que anteriormente, o processo era feito de maneira presencial;
- Para revisão e atualização de questões, o sistema precisaria contar com a funcionalidade de workflow, isto é, um método de organização de etapas para melhorar o fluxo de trabalho;
- Abarcar demandas cada vez maiores, em meio a um processo altamente escalável como o Exame Nacional.
Premissas
- Utilização de ferramenta 100% auditável, uma vez que a ENS passa anualmente por um processo de auditoria realizado pela Susep;
- Implantação de sistema White Label, a fim de proporcionar maior personalização e credibilidade.
Objetivos do projeto
O principal objetivo do projeto era criar uma robusta estrutura de sistema de provas, apta a subsidiar a elaboração de questões e montagem de provas inteligentes, em conformidade com os níveis de ensino ministrados pela ENS, ou seja, técnico e superior, e a sua frente certificadora.
Criação de provas
Para o cumprimento desse objetivo, o sistema deveria permitir acesso ao banco de questões para fins de elaboração de provas randomizadas (aleatórias) de acordo com conteúdo, classificação e validade.
Gestão de questões
O sistema também deveria garantir o controle do fluxo de questões, no que se refere à elaboração, revisão e validação, adequação aos conceitos, disponibilização para inserção em novas provas, além de atender à demanda dos alunos da instituição por novas questões.
Atualização dos conteúdos
O projeto levou em consideração, ainda, a temporalidade do conteúdo a ser transmitido via sistema. Ou seja, o conteúdo didático referente aos seguros e legislação pertinente deve ser dinâmico e atualizado anualmente, o que se reflete no controle de validade das questões.
Possibilidade de avaliação remota
Vale ressaltar que antes do início do projeto implementado mediante parceria com a Fábrica de Provas, as avaliações aplicadas pela ENS eram presenciais, realizadas em âmbito nacional.
Anteriormente, as provas eram impressas, no formato caderno de provas e cartão-resposta. O material era distribuído entre os polos regionais e locais. Assim, uma das ideias do novo projeto era proporcionar a aplicação remota da prova, para modernizar e ampliar o processo.
Premissas atendidas pela Fábrica de Provas
Agora, vamos entender como a Fábrica de Provas atendeu às premissas do projeto da ENS, e de quais formas a gestão de avaliações foi aperfeiçoada.
1. Otimização e evolução do processo
Mediante integração do sistema da ENS com a Fábrica de Provas, ocorreu uma evolução no processo de aplicação de provas impressas e a otimização de um processo arcaico, pois a ENS pôde substituir os leitores de cartão de ótica pelo escaneamento de cartão com QR code.
Essa medida trouxe agilidade no processo de apuração de resultados, pois tornou desnecessária a apresentação de cartões na sede física. A digitalização foi implantada já no ponto de aplicação das provas.
2. Provas online
O projeto também viabilizou o avanço do processo de aplicação de provas online, que só viria a ser acelerado em maior escala pela pandemia de Covid-19 a partir de 2020. Sendo assim, a parceria entre a ENS e a Fábrica de Provas, iniciada em 2019, antecipou a virada de chave para as provas online.
3. Segurança no banco de questões
A agilização do processo para aplicação das provas online também teve efeitos favoráveis para a sua frente certificadora.
Durante a parceria, a Fábrica de Provas passou a ser utilizada como ferramenta de armazenamento do banco de questões da ENS. Atualmente, o banco de questões da ENS é 100% atendido pela Fábrica de Provas.
Parceria já dura mais de 5 anos; confira números
Desde 2019, a ENS consolidou um número significativo de avaliações feitas em parceria com a Fábrica de Provas, e até setembro de 2024, esse montante já supera 206 mil. Confira a evolução abaixo:
O sucesso da parceria é celebrado por Bruno Daher, Diretor Comercial da Fábrica de Provas, que também relembrou o início e os desafios do projeto.
“A ENS nos procurou em 2016, ainda sob o nome FUNENSEG, para um grande desafio de oferecer solução robusta para aplicação de provas de certificação para todos os corretores de seguros do Brasil. O processo de contratação foi bastante meticuloso, em função da grandiosidade do desafio e pelo nome que nós tínhamos a zelar, contando com visitas físicas às nossas instalações, além de entrevistar e visitar dois grandes clientes que também confiavam nos nossos serviços. Também visitamos os escritórios da ENS no Rio de Janeiro e fizemos diversos pilotos que foram bem sucedidos”.
Segundo Daher, após atender todos os requisitos solicitados, a Fábrica de Provas foi declarada a empresa escolhida dentre diversas organizações brasileiras, americanas e uma indiana.
“Até hoje, temos muita proximidade com o cliente, que confia muito em nosso trabalho, e nos inclui em novas oportunidades abertas na empresa. Certamente, é uma parceria que ainda vai durar muitos e muitos anos”, conclui.
Quer saber mais?
Conforme vimos, as soluções da Fábrica de Provas foram cruciais para o sucesso do projeto estipulado pela ENS, garantindo um funcionamento seguro e eficiente.
A plataforma oferece um conjunto completo de ferramentas voltadas para a gestão, criação e aplicação de avaliações, tanto online, quanto impressas.
Além disso, permite a criação de itens personalizados para simulados, vestibulares, certificações e outras provas, garantindo uma abordagem flexível e adaptada ao contexto específico de cada instituição – tanto no ramo corporativo, quanto no educacional.
A Fábrica de Provas também conta com um sistema de proctoring com Inteligência Artificial. A tecnologia garante a integridade e segurança das avaliações online, monitorando comportamentos suspeitos e prevenindo fraudes durante as provas.
Se você está interessado em transformar as avaliações da sua instituição, entre em contato com a Fábrica de Provas e solicite um orçamento sem compromisso. Nossa equipe está à disposição para tirar suas dúvidas e oferecer a melhor solução para suas necessidades!
Foto do post: Reprodução/Freepik
Authors
-
Daniela Cardoso é publicitária de formação e Gerente de Marketing, com mais de 8 anos de experiência no mercado de tecnologia. Movida pela curiosidade e inovação, busca constantemente novas tendências e estratégias para impulsionar resultados e transformar o setor.
-
Jornalista formada pela UFMG, se interessa por temas como educação, ciência, tecnologia, e sociedade. Participou de reportagens premiadas pelo Sebrae em 2023, pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.