Onboarding: o que é, sua importância e como colocar em prática

duas mulheres conversando em ambiente corporativo, onboarding

O recrutamento de um novo colaborador começa na divulgação da vaga e na triagem de candidatos, mas não termina na contratação do novo profissional do time.

Além de garantir um contrato assinado com o novo colaborador, também cabe ao time de RH organizar as boas-vindas e a integração do profissional na empresa. E é exatamente sobre isso que se trata o processo de onboarding!

Continue a leitura e descubra o que é esse processo, o seu diferencial, importância e como aplicar na sua organização!

O que é o onboarding na empresa?

Em bom português, “onboarding” significa nada mais do que “integração“.

Já no contexto corporativo, o onboarding pode ser definido como um processo de acolhimento e integração de um novo colaborador à cultura, aos valores e às rotinas de uma empresa.

Ele vai além de uma simples apresentação do ambiente de trabalho, sendo um momento crucial para garantir que o novo integrante se sinta parte do time, compreenda suas responsabilidades, e alinhe suas expectativas.

Qual a diferença de onboarding e admissão?

A admissão diz respeito às etapas burocráticas e administrativas necessárias para formalizar a contratação de um novo colaborador.

Nesse processo, estão incluídas etapas como a assinatura de termos e contratos, e o registro em sistemas internos, por exemplo.

Já o onboarding envolve a preparação de um novo colaborador para que ele assuma seu papel dentro da organização. É um processo de boas-vindas e integração tanto em termos de conhecimento técnico, quanto comportamental.

Resumidamente, podemos dizer que a admissão é o início formal do vínculo empregatício, enquanto o onboarding é o processo que garante um início eficaz da nova jornada do colaborador.

Qual a importância do processo?

O processo de onboarding é fundamental para o sucesso e satisfação dos novos colaboradores com sua jornada na empresa.

Afinal, esse processo influencia diretamente diversos aspectos da experiência de trabalho. E, quando bem conduzido, pode gerar benefícios significativos para empresa, como:

Retenção de talentos

Um onboarding bem estruturado aumenta as chances de retenção dos novos colaboradores, garantindo que o investimento no recrutamento e seleção seja efetivo.

Pois quando os funcionários se sentem acolhidos e preparados, é mais provável que permaneçam na empresa por um período prolongado.

Maior engajamento dos colaboradores

Um bom processo de integração promove o engajamento dos colaboradores desde o início.

Ao entender claramente suas funções, responsabilidades e os impactos de seus trabalhos, os novos integrantes se sentem motivados e conectados com os objetivos da organização.

Melhor alinhamento com a cultura organizacional

O onboarding deve ser encarado também como uma oportunidade de imersão na cultura da empresa.

Os colaboradores são expostos aos valores, missão e visão da organização, e podem alinhar suas atitudes e comportamentos com as expectativas da empresa.

Redução de turnover

As taxas de turnover são reduzidas por um onboarding eficiente. Afinal, esse processo diminui a ansiedade e a insegurança que podem surgir no início de um novo emprego.

Isso resulta em uma maior satisfação no trabalho e, consequentemente, em uma menor propensão de buscar outras oportunidades. 

Como fazer o onboarding de novos colaboradores?

Para realizar um onboarding eficaz, é importante seguir algumas etapas essenciais que vão desde o planejamento do processo, até sua execução e análise.

Essas etapas têm como objetivo garantir que o colaborador tenha uma experiência positiva ao iniciar na empresa, e providenciar que sua transição para o novo papel seja a mais suave possível.

Além disso, a execução dos passos deve ser adaptada para a realidade de cada empresa, considerando seus recursos e limitações. 

Confira cada fase do processo:

1. Planejamento prévio

Antes do primeiro dia de trabalho, é fundamental que o RH e os líderes imediatos do novo colaborador planejem as atividades de integração.

Isso inclui detalhes como:

  • Preparação de materiais informativos
  • Designação de um mentor ou colega de trabalho responsável por auxiliar o colaborador em seus primeiros dias
  • Organização de reuniões introdutórias.

2. As boas-vindas no primeiro dia

O primeiro dia de trabalho é crucial para causar uma boa impressão. É importante que o novo colaborador seja bem recebido, conheça sua equipe e tenha uma visão geral da empresa

Um tour pelo escritório ou uma apresentação virtual, no caso de um onboarding online, podem ajudar a familiarizar o novo integrante com o ambiente.

3. Integração contínua

Vale ressaltar que o onboarding não deve se limitar aos primeiros dias. É essencial manter um acompanhamento contínuo durante as primeiras semanas ou meses, para garantir que o colaborador esteja se adaptando bem e tenha todo o suporte necessário para desempenhar suas funções.

No caso da primeira semana de trabalho, por exemplo, é importante que a integração seja mais profunda. Isso inclui treinamentos específicos, reuniões com líderes e colegas, passando até mesmo por definições de metas a curto e médio prazo.

E durante o primeiro mês, é importante continuar com esse acompanhamento contínuo, com feedback regular, ajustes necessários, e o fortalecimento da relação do novo colaborador com a equipe. 

Quais os 4 Cs do onboarding?

Os “4 Cs” representam os pilares do onboarding e representam quatro aspectos fundamentais do processo de integração. Saiba quais são:

  1. Compliance (Conformidade): Trata da introdução do colaborador às políticas, normas e regulamentos da empresa, garantindo que ele esteja em conformidade com as exigências legais e internas.
  2. Clarification (Esclarecimento): Envolve esclarecer as responsabilidades, expectativas e objetivos do novo colaborador. É crucial que ele compreenda perfeitamente seu papel e o que se espera dele.
  3. Culture (Cultura): Refere-se à imersão do colaborador na cultura organizacional, incluindo valores, missão, visão e comportamentos esperados.
  4. Connection (Conexão): Destaca a importância de criar laços e relações com colegas, líderes e a organização como um todo, facilitando a integração e o sentimento de pertencimento.

Como fazer online?

Com o aumento do trabalho remoto, o onboarding online tornou-se uma necessidade para muitas empresas.

Adaptar o processo tradicional para o ambiente virtual requer algumas estratégias específicas, como:

  • Uso de ferramentas digitais de comunicação: Plataformas de comunicação, como Zoom, Google Meet, Microsoft Teams e Slack, são essenciais para manter o contato contínuo e garantir que o novo colaborador se sinta parte da equipe, mesmo à distância.
  • Treinamentos online: A adaptação dos treinamentos para formatos online, com vídeos, webinários, cursos e apostilas online é crucial para que o colaborador tenha acesso ao conteúdo necessário para desempenhar suas funções.
  • Acompanhamento frequente: O feedback contínuo e as reuniões regulares tornam-se ainda mais importantes no ambiente remoto, pois ajudam a monitorar a adaptação do colaborador e a resolver dúvidas ou dificuldades rapidamente.

Dicas e boas práticas

Para garantir um onboarding de sucesso, preparamos algumas boas práticas que podem ser implementadas na sua organização:

Personalização do processo

Cada empresa é única e, acima de tudo, cada colaborador também é. Por isso, é essencial adaptar o onboarding às necessidades empresariais e ao perfil de cada trabalhador!

Engajamento e liderança

Apesar de associarmos o processo de onboarding com a equipe de Recursos Humanos, a presença dos líderes diretos do novo colaborador também é essencial.

A participação deles desde o início facilita a criação de vínculos e motiva a todos envolvidos no processo.

Cultura de feedback

Estabelecer momentos específicos para coletar e oferecer feedback ajuda a ajustar o processo e melhorar a experiência do colaborador, e também dos outros envolvidos.

Uso de tecnologia

O uso de ferramentas digitais especializadas pode facilitar o processo de onboarding, tornando todas as etapas mais eficientes e acessíveis. A dica é válida tanto no trabalho remoto, quanto no presencial!

Saiba mais

Como vimos, o onboarding é um processo essencial para que os novos colaboradores se sintam acolhidos e preparados para contribuir com a organização desde o primeiro dia.

Quando bem estruturada, a iniciativa facilita a adaptação do profissional, além de promover o engajamento, o alinhamento cultural e a retenção de talentos na empresa.

Investir em um onboarding de qualidade é, portanto, uma estratégia crucial para o sucesso de qualquer organização.

E agora que você já sabe como implementar um onboarding eficaz, que tal aprofundar seus conhecimentos sobre outra etapa fundamental do processo de contratação?

Leia o artigo sobre como fazer uma boa avaliação de candidatos e confira as dicas que podem fazer toda a diferença na escolha dos melhores profissionais para sua equipe!

Foto do post: Reprodução/Christina@wocintechchat.com/Unsplash

Autor

  • Isadora Ferreira

    Mineira, jornalista e analista de conteúdo com 6+ anos de experiência em Educação, Tecnologia e Finanças. Apaixonada por criar histórias que conectam. Amante de literatura e idiomas, sempre buscando novas descobertas e conexões.

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