15 Modelos de avaliação de desempenho e como aplicar na empresa

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A avaliação de desempenho é uma ferramenta essencial para qualquer organização que busca aprimorar a performance de seus colaboradores. Implementar esse processo de forma eficaz requer a escolha de modelos de avaliação de desempenho adequados à realidade da empresa.

Nesse artigo, apresentamos 15 modelos que podem ser aplicados de forma personalizada, garantindo uma análise completa e precisa dos colaboradores. Confira!

O que é avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho (AD) é um recurso de gestão de pessoas utilizado para avaliar a performance de colaboradores.

Nesse processo, são avaliadas as competências técnicas e comportamentais dos trabalhadores, sendo possível determinar os pontos fortes e as necessidades de melhoria de cada profissional.

Por isso, a AD é tida como uma excelente ferramenta para pautar o planejamento estratégico da organização, auxiliando lideranças e o setor de Recursos Humanos no desenvolvimento dos colaboradores.

Objetivos da avaliação de desempenho

De forma direta, podemos dizer que o principal objetivo de uma AD é medir e avaliar a performance dos trabalhadores.

Mas, de maneira mais detalhada, a avaliação de desempenho possui os seguintes objetivos:

  • Indicar os pontos fortes de cada colaborador e equipe
  • Identificar os pontos de melhoria de cada trabalhador
  • Estabelecer meta de melhorias para os profissionais e equipes avaliados
  • Traçar um histórico de desempenho de cada colaborador
  • Melhorar o engajamento de profissionais e equipes.

Agora, vamos conhecer 15 modelos de avaliação de desempenho:

1. Avaliação individual

Nesse tipo de avaliação de desempenho, o colaborador é avaliado em relação às suas responsabilidades e metas individuais.

Por isso, a avaliação individual foca nas contribuições únicas do profissional, e em como suas ações estão alinhadas com os objetivos da empresa. São observados fatores como:

  • Habilidades técnicas do colaborador
  • Competências sociais necessárias para o cargo ocupado
  • Indicadores quantitativos, como metas atingidas.

Para que esse modelo de avaliação de desempenho seja efetivo, é necessário que haja um feedback construtivo e constante entre o colaborador e seu líder, com acompanhamento mensal ou trimestral.

As vitórias e os destaques positivos do colaborador devem ser lembrados, e seus pontos de melhorias precisam ser analisados e utilizados para construção de um plano de ação personalizado a fim de guiar o desenvolvimento profissional.

2. Avaliação por pares

Na avaliação de desempenho por pares, os colaboradores são avaliados por seus colegas de trabalho.

Afinal, ao trabalharem juntos, os profissionais de uma mesma equipe podem ter conhecimento e vivência suficientes para avaliar as contribuições e competências uns dos outros.

No entanto, esse processo não deve ser conduzido entre os trabalhadores, e sim, com a mediação dos líderes. Eles devem entrevistar individualmente todos os colaboradores de um time ou que trabalham em um mesmo projeto, a fim de coletar as avaliações dos pares. Outra opção é o uso de questionários personalizados.

A perspectiva dos colegas de time do profissional avaliado é muito rica e valiosa para complementar a avaliação individual de um funcionário.

3. Avaliação por equipes

Nesse tipo de avaliação, a performance de todo um grupo ou equipe é avaliada. Ou seja, o foco é no desempenho do conjunto, e não de um único indivíduo.

Esse modelo é ideal para ambientes de trabalho em que a colaboração e o trabalho de equipe são essenciais para o sucesso dos projetos.

Alguns dos fatores que devem ser considerados são:

  • Sinergia entre os membros da equipe
  • Comunicação efetiva e respeitosa
  • Capacidade de resolver conflitos
  • Contribuição dos membros para o resultado final
  • Cumprimento de metas e prazos.

A implementação desse modelo de avaliação de desempenho deve incluir reuniões periódicas para discutir os processos da equipe, identificar pontos fortes e áreas que precisam de melhorias.Também é necessário desenvolver estratégias para aumentar a eficiência e coesão da equipe, caso necessário.

4. Autoavaliação

Na autoavaliação, os próprios colaboradores avaliam seu desempenho, analisando suas forças e fraquezas, bem como as conquistas do período.

Esse método incentiva a autorreflexão e a responsabilidade pessoal, e para que seja eficaz, é importante que os colaboradores sejam honestos e objetivos em suas autoavaliações.

Aspectos avaliados na autoavaliação incluem:

  • Conquistas de metas pessoais e profissionais
  • Percepção das próprias competências
  • Identificação de áreas para desenvolvimento.

É interessante que a autoavaliação seja complementada por feedback de lideranças e pares, para enriquecer ainda mais a avaliação de desempenho.

5. Avaliação 90 e 180 graus

Trata-se da combinação de diferentes modelos de avaliação de desempenho.

A avaliação 90 graus é feita pelo líder direto do colaborador, focando em seu desempenho e metas, similar a uma avaliação individual.

Já na avaliação 180 graus, a perspectiva é ampliada, incorporando análises de colegas de trabalho.

Essa abordagem é mais abrangente do que a avaliação 90 graus e permite uma visão mais completa do desempenho do colaborador, considerando diferentes pontos de vista.

6. Avaliação 270 e 360 graus

Esse modelos ampliam ainda mais o escopo de análise.

A avaliação 270 graus inclui, além da análise do líder e dos pares do colaborador, uma autoavaliação do trabalhador.

E na avaliação 360 graus, temos um processo ainda mais completo. Afinal, além dos pontos de vista internos da empresa, ela considera perspectivas externas, como feedback de fornecedores, clientes e outros stakeholders envolvidos com o colaborador examinado.

7. Avaliação por competências

Cada vez mais popular, a avaliação de competências se concentra em medir habilidades específicas que são cruciais para o sucesso do colaborador na posição em que atua.

Essas competências incluem as chamadas hard e soft skills, ou seja, as habilidades técnicas e comportamentais.

Nesse modelo de avaliação de desempenho, é interessante considerar as seguintes etapas:

  • Efetuar um mapeamento de competências
  • Medir o nível de proficiência do profissional em cada competência
  • Desenvolver um plano de ação para melhorar competências deficientes.

8. Avaliação psicológica

Esse tipo de avaliação tem o objetivo de entender melhor as características pessoais dos colaboradores que podem impactar seu desempenho.Ela pode incluir testes de personalidade, avaliações de inteligência emocional, e outras métricaspsicológicas que ajudam a identificar os pontos fortes e de melhoria no comportamento do colaborador.

9. GPO – Gerenciamento por Objetivos

O Gerenciamento por Objetivos (GPO) é um processo no qual gestores e colaboradores definem conjuntamente objetivos claros e mensuráveis para serem atingidos pela equipe.

O desempenho, então, é avaliado com base no cumprimento desses objetivos. Esse modelo é muito eficiente para alinhar os esforços dos colaboradores com os objetivos estratégicos da empresa.

10. Avaliação por projetos

Nesse modelo, o desempenho é avaliado com base no sucesso dos projetos nos quais o colaborador está envolvido.

Isso é especialmente útil em ambientes de trabalho orientados por projetos, em que o foco está em entregas e resultados específicos.

Para melhor estruturar essa avaliação, considere os seguintes aspectos:

  • Avaliação de desempenho em cada projeto
  • Consideração dos resultados alcançados e da qualidade do trabalho
  • Feedback sobre a contribuição individual do colaborador para o sucesso do projeto.

11. 9-Box

O modelo 9-Box é uma matriz de avaliação que cruza o desempenho atual do colaborador com seu potencial futuro.

E quando falamos de “matriz”, nos referimos a um gráfico simples, dividido em nove caixas (daí o nome), que posiciona o colaborador em três níveis de desempenho (baixo, médio, alto) e três níveis de potencial.

Com essa visualização do desempenho do colaborador, as lideranças podem identificar talentos dentro da empresa e planejar o desenvolvimento de carreira visando a performance potencial do funcionário.

12. Avaliação por análise SWOT

Trata-se de outro modelo de avaliação de desempenho que conta com um esquema gráfico e de fácil visualização.

A análise SWOT representa uma sigla em inglês e é usada para identificar forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) relativas ao desempenho do colaborador.

Essa análise permite uma visão estratégica do desenvolvimento individual do colaborador e da sua contribuição para a empresa, além de esclarecer pontos de melhoria e oportunidades de como superá-los.

13. Avaliação SMART

A avaliação SMART se baseia em critérios específicos para definir metas claras e alcançáveis para os colaboradores.

O acrônimo SMART representa cinco características que cada meta de desenvolvimento deve ter:

  • Specific (Específica): A meta deve ser clara e específica, sem ambiguidades.
  • Measurable (Mensurável): O progresso deve ser possível de medir.
  • Achievable (Alcançável): A meta deve ser realista e atingível, considerando os recursos e limitações do colaborador e da empresa.
  • Relevant (Relevante): A meta deve ser relevante e alinhada com os objetivos gerais da empresa.
  • Time-bound (Temporal): A meta deve ter um prazo definido.

Ao utilizar essa metodologia para avaliação de desempenho, os colaboradores têm uma compreensão clara do que é esperado deles, e como seus desempenhos serão avaliados.

Essa dinâmica facilita o planejamento e a execução de tarefas, garantindo que as metas estejam alinhadas com os objetivos da empresa. 

14. Avaliação por simulação

Esse tipo de avaliação de desempenho coloca os colaboradores em situações hipotéticas, mas realistas, que simulam os desafios e tarefas do trabalho do dia a dia.

Esse tipo de avaliação pode ser útil para:

  • Avaliar a capacidade de tomada de decisão
  • Trabalhar habilidades técnicas e comportamentais sob pressão
  • Identificar áreas de melhoria e desenvolvimento.

Os colaboradores são observados e avaliados com base em sua performance durante as simulações, permitindo que os gestores obtenham uma visão precisa de suas competências em contextos práticos.

Esse tipo de avaliação também pode ser aplicado em avaliações de candidatos durante processos de recrutamento e contratação.

15. Avaliação holística

A avaliação holística considera o colaborador como um todo, levando em consideração diferentes aspectos que influenciam seu desempenho, como:

  • Competências técnicas e comportamentais
  • Saúde física e mental
  • Satisfação e motivação no trabalho
  • Equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Esse modelo de avaliação busca criar um ambiente de trabalho saudável e sustentável, onde o bem-estar do colaborador está entre as prioridades.

Qual o melhor modelo?

A escolha do melhor modelo de avaliação depende dos objetivos da empresa e do perfil de cada líder, colaborador ou time. Afinal, cada modelo de avaliação tem suas vantagens e desvantagens.

O ideal é que as empresas adotem abordagens híbridas, que combinem diferentes modelos para atender suas necessidades.

E vale lembrar que a avaliação de desempenho deve ser um processo dinâmico e contínuo, ajustado conforme a evolução da empresa e o feedback dos colaboradores.

Como implementar e conduzir as avaliações?

Implementar avaliações de desempenho de forma eficaz requer planejamento, comunicação clara e uma cultura de feedback contínuo.

Porém, esse é mais um caso em que não existe uma “receita de bolo”, pois a implementação e a condução das avaliações devem ser personalizadas e adequadas para realidade de cada empresa.

Vale ressaltar que existem metodologias que podem auxiliar nesse processo, como o PDCA.

PDCA

O ciclo Plan, Do, Check, Act (PDCA) é uma metodologia eficaz para implementar e melhorar continuamente o processo de avaliação de desempenho. Conheças as etapas:

  • Plan (Planejar): Definir os objetivos da avaliação de desempenho, escolher os modelos adequados e planejar como será conduzido o processo.
  • Do (Fazer): Implementar as avaliações conforme o planejado, realizando reuniões, questionários e coletando dados necessários.
  • Check (Verificar): Analisar os resultados das avaliações e comparar com os objetos definidos inicialmente.
  • Act (Agir): Com base na análise, tome as ações corretivas e faça ajustes no processo de avaliação para melhorar continuamente.

O uso da tecnologia

A tecnologia pode ser uma grande aliada no processo de avaliação de desempenho, oferecendo ferramentas que facilitam a coleta, análise e gestão de dados na aplicação de diferentes modelos.

As soluções corporativas da Fábrica de Provas, por exemplo, podem ser aplicadas na avaliação de desempenho. A plataforma é ideal para criar e gerenciar testes e também auxilia em capacitações e certificações de colaboradores.

Podendo ser usada tanto em avaliações de desempenho, quanto em processos seletivos, a solução moderniza esses processos, garantindo maior agilidade e redução de custos.

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Foto do post: Reprodução/Medienstürmer/Unsplash

Autor

  • Isadora Ferreira

    Mineira, jornalista e analista de conteúdo com 6+ anos de experiência em Educação, Tecnologia e Finanças. Apaixonada por criar histórias que conectam. Amante de literatura e idiomas, sempre buscando novas descobertas e conexões.

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