Como fazer uma avaliação de desempenho?

duas mulheres olhando para um notebook e conversando em uma empresa, avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é uma ferramenta essencial para mensuração da performance de colaboradores e para o planejamento estratégico da empresa.

Ao analisar o desempenho dos trabalhadores em diferentes esferas, esse processo permite identificar os pontos fortes e oportunidades de melhoria de cada profissional, promovendo um desenvolvimento contínuo.

Saiba mais sobre os tipos de avaliação de desempenho e como fazer na sua empresa.

O que é a avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho, também conhecida pela sigla AD, é um recurso de gestão usado para mensurar a performance dos colaboradores.

Ela é constituída pela análise de competências técnicas e comportamentais dos trabalhadores, e é uma excelente ferramenta para pautar o planejamento estratégico da organização. 

A importância desse tipo de análise

Conforme introduzimos, a AD é essencial para medir e avaliar a atuação de colaboradores de uma empresa.

Com esse tipo de análise, é possível determinar os pontos fortes de cada trabalhador, as oportunidades de melhoria e evolução profissional, além de alinhar as expectativas entre colaboradores e a organização.

E há ainda mais pontos importantes na avaliação de desempenho. Entre eles, destacam-se:

  • Identificar necessidades de treinamento
  • Reconhecer o desempenho dos funcionários
  • Aumentar a moral e a motivação dos colaboradores
  • Auxiliar no planejamento de progressão e carreira
  • Melhorar a produtividade das equipes
  • Reforçar a cultura organizacional
  • Fortalecer as relações de trabalho
  • Desenvolver novas lideranças
  • Facilitar a tomada de decisões.

O que uma avaliação de desempenho deve indicar?

Independente do tipo de análise escolhido, é muito importante que as avaliações de desempenho abarque indicadores básicos, que apontem:

  • Produtividade: indica a relação entre tempo de dedicação e resultados obtidos.
  • Qualidade: levam em consideração o padrão de qualidade das entregas e quais resultados estão fora dele.
  • Capacidade: determina o potencial de produção e entregas de um profissional.

Modelos

Existem diferentes tipos de avaliação de desempenho, cada uma com seu próprio objetivo e aplicação. Confira algumas das opções mais populares e impactantes nas organizações:

1. Autoavaliação

Esse é um tipo de AD efetuado pelo próprio colaborador, que examina e reflete sobre suas competências técnicas e comportamentais, ou seja, as hard e soft skills. 

Esse processo deve ser guiado por um questionário com critérios bem estabelecidos pela organização, geralmente organizado pelo time de Recursos Humanos juntamente das lideranças diretas de cada profissional.

2. Avaliação 180º

Esse tipo de análise de desempenho envolve líder e liderado, em que o funcionário é avaliado por seu gestor direto.

Assim, nesse modelo o gerente ou supervisor é o responsável por fazer a avaliação dos integrantes de seu time, examinando suas competências gerais, metas e resultados.

3. Avaliação 360º

Mais abrangente que a versão 180º, a análise 360º mescla as avaliações de todos aqueles que convivem com o profissional a ser avaliado, como gestores, colegas e ainda inclui a autoavaliação.

Assim, é possível combinar as diferentes perspectivas para fazer uma avaliação mais completa, sem um único viés.

4. Avaliação por objetivos

Esse tipo de avaliação foi criado pelo professor Peter Drucker, referência na área de Administração.

Ela se baseia no cumprimento de objetivos pré-definidos entre um profissional e sua gestão. Mas, na hora de avaliar, não se deve observar somente o cumprimento ou não dessas metas, mas considerar as circunstâncias e o empenho dos colaboradores em suas tarefas.

5. Avaliação de desempenho por competência

A avaliação de competências envolve uma análise criteriosa das habilidades, conhecimentos e comportamentos de um colaborador em relação às exigências de seu cargo.

Nessa análise, as lideranças buscam identificar as competências técnicas e intersociais dos colaboradores, alinhando estrategicamente as expectativas entre a performance do profissional e o que é esperado da empresa.

6. Avaliação por pares

Nas análises feitas por pares, o RH e as lideranças propiciam e guiam a troca de avaliações entre colegas de trabalho que convivem e trabalham juntos.

A avaliação é feita a partir de questionários disponibilizados pela organização.

7. Avaliação do líder

Não são apenas os liderados que devem ser avaliados, a gestão também deve passar por análises de desempenho!

Geralmente, as avaliações de quem está em cargos de gestão é feita com a coleta de feedback de seus superiores, liderados e pares, além de uma autoavaliação. E tanto as competências comportamentais quanto as técnicas devem ser avaliadas.

Qual o melhor método para avaliar o desempenho profissional?

Infelizmente, não há uma resposta única para essa questão. O melhor modelo de AD depende da gestão da empresa, dos recursos disponíveis, das dinâmicas internas, entre outros fatores.

O recomendado é considerar as diferentes opções para selecionar a que apresenta maiores vantagens para a organização.

Como fazer?

Não existe uma “receita de bolo” na hora de avaliar o desempenho dos colaboradores. É preciso adaptar o processo para o contexto e objetivos de cada organização e setor.

Mas, de forma geral, há alguns modelos que podem guiar as aplicações dos procedimentos, como o ciclo PDCA, que inclui as etapas Plan, Do, Check e Act ou Adjust. Em bom português, o significado da sigla se transforma em Planejar, Fazer, Checar e Agir ou Ajustar.

Seguindo esse ciclo, todas as avaliações de desempenho devem incluir alguns passos importantes. São eles:

  1. Defina os objetivos e critérios: nessa etapa de planejamento, é necessário escolher qual o método de análise será utilizado. Essa decisão deve ser embasada nos objetivos da avaliação, função e cargo dos profissionais avaliados, e quais os recursos da organização.
  2. Estruturação do questionário e documentação: é possível encontrar modelos de formulários de avaliação de desempenho em diferentes fontes. No entanto, o melhor é sempre contar com ferramentas para personalização de questionário, para que o documento esteja alinhado com os objetivos da empresa e do cargo.
  3. Avalie os resultados dos colaboradores: aplique os formulários e realize entrevistas com os colaboradores avaliados. Verifique também os resultados obtidos pelos profissionais.
  4. Identifique as conquistas: considere a evolução do funcionário desde seu começo na empresa ou desde a última avaliação.
  5. Aponte as possibilidades e metas para melhorias: avalie também os espaços para desenvolvimento e estabeleça metas para desenvolvimento dos trabalhadores.

Também é importante manter todas as etapas registradas, e estabelecer a frequência ideal para esse tipo de avaliação, que pode ser trimestral ou semestral, por exemplo.

Objetivos desse tipo de avaliação

A AD contribui para o desenvolvimento personalizado de cada colaborador, e também para melhorar o engajamento e a produtividade dentro da empresa.

Assim, é um processo relevante tanto para a organização, quanto para a carreira de cada empregado.

Vantagens de aplicar a avaliação de desempenho na empresa

As avaliações de desempenho proporcionam um alinhamento importante entre a performance dos colaboradores e os objetivos estratégicos da organização. Tal ajuste de expectativas facilita a construção de treinamentos personalizados para os funcionários, aumentando a eficiência e a satisfação dos profissionais.

Além disso, essa dinâmica ajuda a promover uma cultura de melhoria contínua dentro da empresa, incentivando o aprendizado e a adaptação constantes.

Fica claro que a AD traz benefícios para empresa e aos colaboradores! E as soluções corporativas da Fábrica de Provas auxiliam na aplicação dessas análises da melhor maneira. Nossa plataforma oferece uma variedade de serviços para avaliar e capacitar seus colaboradores. Entre em contato e solicite um orçamento! 

Foto da matéria: Reprodução/LinkedIn Sales Solutions/Unsplash

Autor

  • Isadora Ferreira

    Mineira, jornalista e analista de conteúdo com 6+ anos de experiência em Educação, Tecnologia e Finanças. Apaixonada por criar histórias que conectam. Amante de literatura e idiomas, sempre buscando novas descobertas e conexões.

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