A avaliação de competências é uma abordagem essencial para alinhar as habilidades individuais de cada colaborador com os objetivos estratégicos das organizações.
Por focar tanto em capacidades técnicas quanto nas comportamentais, esse método permite uma análise completa e qualitativa dos trabalhadores.
E com a avaliação por competências, as empresas podem identificar as melhorias necessárias e criar planos de desenvolvimento personalizados para cada profissional, promovendo crescimento contínuo. Saiba mais sobre a metodologia de avaliação e seus benefícios!
O que é a avaliação por competências?
A avaliação de desempenho por competências consiste na análise objetiva e criteriosa de habilidades e conhecimentos de um profissional em relação às exigências de seu trabalho.
Por meio de uma apreciação bem estruturada, é possível identificar as competências técnicas e comportamentais de seus colaboradores, além de criar um alinhamento estratégico entre as expectativas da organização e a performance dos trabalhadores.
A definição de competência
Também conhecidas como skills (em inglês), as competências podem ser definidas como habilidades, conhecimentos e comportamentos possuídos ou necessários para que uma pessoa desempenhe determinada função corretamente.
E uma competência não se resume a apenas um traço individual, mas se trata de um conjunto de comportamentos e conhecimentos.
Isso quer dizer que não basta saber a teoria sobre como fazer uma planilha no Excel, por exemplo. É preciso aplicar esse conhecimento na prática, com uma boa execução.
Avaliação de desempenho x avaliação de competências
As avaliações de desempenho tradicionais costumam ser voltadas para resultados quantitativos, como número de conversões, metas batidas, entre outras.
Mas, no caso das avaliações de competência, a investigação passa a ser qualitativa, buscando entender as características dos colaboradores, e traçar planos para que o trabalho seja mais eficiente.
Os objetivos
A avaliação de competências tem como principal objetivo a gestão eficiente dos colaboradores, proporcionando um acompanhamento individual no desenvolvimento de suas carreiras.
Pois, com esse tipo de análise, é possível identificar os pontos de aprimoramento de cada colaborador, e, consequentemente treinar cada profissional de acordo com as competências que precisam desenvolver.
Além disso, durante o processo de avaliação, há um alinhamento de expectativas entre a companhia, líderes e colaboradores, algo essencial para garantir um melhor entendimento entre as partes.
Como fazer a avaliação por competências?
Para avaliar as competências dos colaboradores, é necessário cumprir algumas etapas importantes, como:
- Definir as competências a serem avaliadas em cada cargo, considerando as funções a serem exercidas, e quais as expectativas para a área;
- Alinhar as expectativas entre empresa e colaboradores, para que todos estejam cientes do que é esperado de cada um;
- Identificar os pontos fortes e de melhoria de cada profissional;
- Desenvolver metas e treinamentos de competências para os colaboradores que não alcançaram as expectativas.
Abordagens
Além disso, podemos adotar diferentes abordagens para conduzir esse tipo de avaliação, considerando métodos como:
- Autoavaliação: feita pelo próprio colaborador, que reflete acerca de suas competências a partir de um questionário ou roteiro disponibilizado pela empresa.
- Avaliação de pares: troca de avaliações entre colegas de trabalho a partir de um questionário disponibilizado pela organização.
- Avaliação da liderança: feita pelo superior hierárquico imediato, que usa como base parâmetros definidos pela empresa e técnicas de feedback.
- Avaliação 360º: o colaborador avalia e é avaliado por seus colegas, lideranças e liderados, seguindo os parâmetros definidos pela empresa.
Fatores a serem considerados durante a avaliação
Há três fatores básicos que devem ser observados nas análises de competências.
O primeiro deles é o domínio de conhecimentos e habilidades técnicas. O colaborador deve ser avaliado tendo como referência as exigências técnicas de seu cargo, e o avaliador busca identificar se o profissional tem os conhecimentos adequados e necessários para executar seu trabalho.
Outro fator relevante são os comportamentos do profissional. Como ele participa da dinâmica de trabalho? Como ele se porta no ambiente profissional?
E ainda é necessário considerar o potencial de desenvolvimento dos colaboradores. Pois é preciso ir além do desempenho atual, e considerar como ele pode evoluir.
Cabe aos avaliadores identificarem os pontos de melhoria e propor ações e medidas a serem tomadas para garantir o aprendizado adequado do colaborador.
Quais são os tipos de competências avaliadas?
As competências podem ser divididas em três grupos distintos:
Competências técnicas
Funcionalidades, ferramentas e boas práticas específicas de uma área ou função.
Competências conceituais
Domínio de conceitos e metodologias empregados no desempenho de uma função.
Competências interpessoais/comportamentais
Habilidades comportamentais que garantem uma comunicação e relações adequadas dentro do cenário de trabalho.
Importante: Ao definir competências, também é possível subdividir de outras formas. Por exemplo, as competências de liderança tendem a ser muito observadas em líderes de times e projetos dentro de uma organização, e elas podem ser enquadradas como parte das competências comportamentais, pois envolvem uma boa comunicação, organização, autonomia, entre outras características.
Diferença de competências técnicas e comportamentais
Enquanto as hard skills abarcam os conhecimentos e habilidades técnicas necessárias para desempenhar uma função específica, as chamadas soft skills estão relacionadas com características emocionais e pessoais de cada profissional.
Para esclarecer, podemos pensar no caso de um Analista de Marketing. Suas competências técnicas podem abranger a análise de dados e métricas de sua área, e conhecimentos de ferramentas de automação de marketing, por exemplo.
Mas, para se destacar no seu trabalho, esse mesmo profissional precisa ter boa comunicação, ser criativo e ter capacidade de trabalhar em equipe, todas as competências comportamentais.
Esses tipos de competências são distintas, e, ao mesmo tempo, complementares.
Por que fazer avaliação de desempenho por competências?
A avaliação profissional por competências é essencial para empresas e colaboradores por diversos motivos.
Esse processo permite um alinhamento estratégico entre a organização e os colaboradores, esclarecendo qual a performance esperada de cada posição e, assim, contribuindo para uma gestão eficiente.
Além disso, ao analisar de forma objetiva e qualitativa as competências de um profissional em relação às demandas de seu trabalho, podemos identificar seus pontos de destaque e de melhoria. Isso auxilia no plano de desenvolvimento e metas de treinamento da empresa, e facilita a aprendizagem personalizada dos colaboradores.
Vantagens e desvantagens
Como vimos, a avaliação de competências traz uma visão abrangente das capacidades dos colaboradores, e vai além dos resultados numéricos. Ela ainda permite um desenvolvimento personalizado, alinhado com as necessidades de organização e com as habilidades individuais de cada colaborador.
No entanto, esse método não é perfeito. Ele peca ao ser mais demorado que outras dinâmicas de avaliação, como uma simples análise quantitativa, pois exige um planejamento detalhado e o preparo adequado dos avaliadores.
Mas não podemos nos esquecer que, no geral, a avaliação por competência oferece uma abordagem integrada para o desenvolvimento dos colaboradores, mas precisa ser bem estruturada para evitar desafios relacionados a custos e planejamento das análises.
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Foto do conteúdo: Reprodução/Amy Hirschi/Unsplash
Autor
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Mineira, jornalista e analista de conteúdo com 6+ anos de experiência em Educação, Tecnologia e Finanças. Apaixonada por criar histórias que conectam. Amante de literatura e idiomas, sempre buscando novas descobertas e conexões.